sexta-feira, 2 de novembro de 2012


4 Fev - Ataque a uma prisão e a uma esquadra da policia em Luanda por forças do MPLA marcando este ataque o início oficial da guerra de libertação e independência de Angola.
 Esse ataque de que resultaram alguns mortos, a que se seguiram os ataques sangrentos no norte de Angola a fazendas e povoações levados a cabo pela UPA, forçou o Governo do Estado Novo em Lisboa a disponibilizar para Angola o primeiros contingentes militares da Metrópole, a fim de reforçar o dispositivo militar na colónia.
 É deste contexto que surgiu a célebre frase de Oliveira Salazar: "Para Angola, rapidamente em Força

Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA)
 Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA)
 União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA)
 Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC

A Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) é um movimento político fundado em 1957[1], com o nome de União das Populações do Norte de Angola (UPNA), assumindo em 1958 o nome de União das Populações de Angola (UPA). Em 1961, a UPA e um outro grupo anti-colonial, o Partido Democrático de Angola (PDA), constituíram conjuntamente a FNLA [2]
 O FNLA foi um dos movimentos nacionalistas angolanos durante a guerra anticolonial de 1961 a 1974, juntamente com o MPLA e a UNITA. No processo de descolonização de Angola, em 1974/1975, bem como na Guerra Civil Angolana de 1975 a 2002, combateu o MPLA ao lado da UNITA. Desde 1991 é um partido político cuja importância tem vindo a diminuir drasticamente, em função dos seus fracos resultados nas eleições legislativas de 1992, 2008 e 2012.