sábado, 14 de maio de 2011

Este relatório não faz parte do batalhão 357



Foi chefe da desminagem nos anos 1994/1995.
Passei por duas guerras a colonial e guerra angolana

Este relatório faz parte da minha história como chefe da desminagem da provincia de Benguela
Benguela 1994/95 carta
Hallo Carlos, Hallo Michael!
Primeiramente quero fazer um pequeno relato da situação. A viagem até a qui( Huambo) não foi nada fácil. Primeiro tive que mudar a bomba do gasóleo do camião TATRA, um dia perdido.
Depois caí com o Tanque de remover minas num barranco que estava coberto de arbustos, entre duas pontes, isto aconteceu porque eu queria-me desviar num tanque de combate que estava no meio da via ardido. Com isto tudo demoramos um dia para recuperar o nosso taque.
Quando nós chegamos ao local, a onde tínhamos que realizar a remoção das minas, Fiquei doente com a febre da malária, despois da febre, a máquina de remover as minas antipessoal a variou-se, eu estive que soldar a máquina e até melhorei o sistema de remover as minas .
A manhã vamos para Ganda, vai ser muito mais difícil do que aquilo que agente até agora enfrentamos. Nós descobrimos duas minas e muitas munições e também removemos todos os obstáculos que existiam no caminho, somente o tanque de combate ardido que pertencia ás tropas governamentais esse ficou porque, nós não temos condições para o remover, nós só conseguimos fazer girar a torre do canhão para outra posição, de maneira que não interrompesse a circulação da estrada, para podermos passar com a maquinaria.
A estrada em direção para o Ganda está muito minada e cheia de material de guerra destruídos, durante os confrontes com as tropas governamentais. Pelo que estou aqui a ver ouve aqui um grande confronte entre UNITA e MPLA, eu calculo para desminar e remover os carros destruídos vai demorar uns quatro dias de trabalho. Aqui vai para o relatório:
Duas mina antitanque de grande potencia.
230 unidades 122 milimetros  BM-21 Raquetes a 65 Kg peso de cada
192 ,, ,, 130 ,, ,, Granadas a 32 Kg munições
185 ,, ,, 122 ,, ,, Granadas a 22 Kg
240 ,, ,, 73 ,, ,, Granadas a 5 Kg
120 ,, ,, 155 ,, ,, Granadas a 20 Kg
967 Munições pesadas com uma forca de destruição 28,72 toneladas
Não se esqueçam de a pontar no livro dos bons serviços (relatório),
Mandaram-nos para um sítio bastante bom, era uma antiga oficina, com muitos poucos recursos vai funcionar. Tem muito lugar para nós e para o nosso pessoal.
Nós devemos reduzir o estaleiro em Benguela, o mais pequeno possível somente como Base. Quanto á desminagem da linha do caminho de ferro de Benguela temos que fazer uma reunião com a companhia de caminho de ferro, para a certar melhor as coisas.
O próximo trabalho è a desminagem da estrada Huambo para Ganda direção a Chogoroi e a estrada até a Lumbango. Depois disto tudo a estrada para o Cubal e depois para Xanggongo. È mais perto daqui para Xangongo do que de Benguela. De Benguela para Cateque á muitas montanhas.
O camião TATRA 8X8 está a dar os últimos suspiros. O motor está exarcado de óleo e espira óleo por todos os lados só tem duas libras de óleo de pressão, o Cardam a variou não tem conserto e diferencial partiu-se, e eu preciso urgentemente a TRATA 6X6 que está em Xangongo aqui no Huambo custo o que custar, è mais barato do que a reparação da TATRA 8X8.
Jurgen

Esteve em Angola numa Organização Humanitária como chefe da desminagem em 1994/1995. essa era a minha função na ajuda humanitária fez bem há minha alma, redúzio 60% o meu estresse de guerra. Tenho entrevistado muitos camaradas e todos eles dizem que gostariam de visitar Africa e de fazerem algum trabalho a favor da população, que iria fazer bem às suas almas!
O “Tabuas” no convívio do Batalhão em Pombal, disse-me que eu, não devia publicar coisa pessoais, mas sim sobre o Batalhão. Este espaço é para todos nós contarmos a nossa história, desabafar o bom e o mau. Eu sou o administrador deste Blog. se não fosse eu este site não existia.

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