O CTOE engloba como sua subunidade, a Força de Operações Especiais, composto por unidades de operações especiais especializadas em acções directas e indirectas.
O CTOE foi criado em 16 de Abril de 1960, a partir do Regimento de Infantaria Nº 9, que havia sido transferido para Lamego em 1839, com o objectivo de formar unidades especializadas em contra-guerrilha, operações psicológicas e montanhismo. Para lá são enviadas companhias especialmente seleccionadas de vários regimentos que, depois de instruídas, são transformadas em Companhias de Caçadores Especiais. Essas companhias foram a principal força de intervenção do Exército Português, no início da Guerra do Ultramar.
Mais tarde foi, decidido deixar de formar unidades especializadas em operações especiais e passar a dar essa instrução a militares especialistas, que depois são distribuídos por todos os batalhões do exército.
Caçadores 5 em Lisboa também foi um Centro de Operações Especiais, o BCE 357 foi o ultimo batalhão a ser formado na área de operações, não convencionais. Mais tarde o Quartel foi dissolvido pela democracia contemporânea.
Meu Caro
ResponderExcluirA Democracia contemporânea dissolve TUDO.
Nesta Era, estão em processo de dissolução os Portugueses (sobretudo os verdadeiros)e de seguida irá a Pátria, a nossa Identidade, o País...
Abraços
SOL
http://acordarsonhando.blogspot.com/