domingo, 29 de janeiro de 2017

O Lançamento é passado, mas o livro está há venda

INTRODUÇÃO DO AUTOR

Nasci e morei na freguesia de Ajuda, a 100 metros do Palácio de Ajuda, em Lisboa. Lembro-me do Miradouro dos Montes Claros, de onde se avista uma grande parte do Rio Tejo, Almada, o Barreiro, até à Ponte 25 de Abril. Adorava o Tejo e os meus passeios à beira-mar, que, apesar de traiçoeiro é belo e meigo. Amo o mar! Simboliza a liberdade… onde não existem muros, vedações ou fronteiras, talvez por estar longe das massas quotidianas.
Em casa, a nossa maior riqueza eram os livros do meu pai. Lia e escrevia poesia, que depois ficava esquecida nas gavetas. Recordo-me, particularmente, que se dedicava à história do cinema. Talvez, por isso, eu seja um produto do passado. Sou aquilo que sou!
Aqui, reflito sobre a história de um miúdo Lisboeta, desde a infância até ao ingresso no Exército português. Aqui, conto as torturas, por vezes físicas, por vezes psicológicas… da família…da sociedade.


A Obra

Este livro, onde conto a minha história de vida, encontra-se cronologicamente dividido em cinco períodos.
O primeiro decorre entre meados de Agosto de 1941 até 19 de Maio de 1942 (fim do período de gravidez da minha mãe).
O segundo, desde o primeiro dia em que vi a luz do mundo, em 1942, até Outubro de 1949, altura em que fui matriculado na Escola Primária do Alto de Ajuda.
O terceiro período decorre desde 1954, quando eu tinha 12 anos de idade, altura em que iniciei esta narrativa, que, na verdade, é o meu diário sem datas, porque, para mim nessa altura, não existia o tempo, nem o espaço, além disso, nem todos os dias escrevia. Escondia este diário, num buraco na cave na casa onde vivia, e nem tinha a verdadeira noção das coisas. Mais tarde foi guardado dentro da gaveta, e só 30 anos depois é que voltou a ver a luz do dia.
O quarto período tem início em 1960, altura em que me alistei, como voluntário, no Exército Português. Posteriormente, ingressei nas Forças Armadas para fazer carreira, contudo o futuro levou-me a Angola, onde dei continuidade a este diário.
O quinto e último período decorre na Alemanha, onde oficialmente resido.
 
http://www.clog6.com/Padroeira.html