quarta-feira, 30 de março de 2016

Retalhos da memória

A guerra – qualquer guerra – inscreve-se profundamente e de modo indelével nos que a ela sobreviveram, gerando o conhecido stress pós traumático de guerra que tantas perturbações origina pela vida fora. Muitos encontram conforto nos fármacos e também na psicanálise. Outros, mais felizes, se de felicidade se pode falar num quadro destes, conseguem exorcizar aqueles fantasmas, convivendo com eles, controlando-os, descrevendo-os, descarregando-os para o papel.
O Autor, Ângelo ...Ribau Teixeira, ao tempo segundo sargento da Companhia de Caçadores Especiais 306 (CCE306) do Batalhão de Caçadores Especiais 357 (Angola 12/5/962 a 22/6/964) é um dos raros que se inscreve neste quadro, relatando na sua Obra as vicissitudes do 3º Pelotão daquela Companhia, o mais esforçado e com maior número de missões diversificadas.
Os que, sem serem militares de carreira, sem preparação específica, arrancados das suas vidas calmas para serem lançados na voragem de uma guerra – a guerra do Ultramar de tão triste memória – onde generosamente deram o seu melhor a despeito das muitas dúvidas que os assaltavam, como eu, certamente encontrarão na leitura destes escritos algum lenitivo.
Covilhã, Outubro de 2009 J. Eduardo Tendeiro (Companheiro de armas do Autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário